Blog Tools
Edit your Blog
Build a Blog
RSS Feed
View Profile
« July 2007 »
S M T W T F S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31
You are not logged in. Log in
Entries by Topic
All topics  «
Group Two
Lycos Home
CPBPG - Casa do Poeta Brasileiro de Praia Grande-SP
Monday, 23 July 2007
Discurso Feito Pelo Nosso Presidente Celso Correa de Freitas

OS HERÓIS E SEUS (SEIS) DISCIPULOS

 Meus prezados mestres!

Tenho notado uma desilusão nos seus semblantes. Às vezes sinto que estão a pensar não valer a pena tantas noites e dias investidos em diplomas, graduações e especializações, para no fim, passarem pelo que estão passando aqui e por este Brasil afora. Vejo-os, Acuados, por seres que desconhecem muitos propositalmente; o verdadeiro papel da escola nas suas vidas.

Vejo-os, Abandonados; pelos pais, que entendem caber só aos professores e a entidade que representam à tarefa de educar os seus filhos.

Esses; não tenho duvidas, Erram ao não estarem de braços dados com vocês e a escola na educação dos seus filhos; que levados por essa omissão, violam impunemente, os limites do suportável e o inadmissível, quando dentro e próximos da unidade escolar.

Quanta zoeira, quanta bagunça, quanto descaso. Mas vocês, queridos mestres, estão ali firmes na sala de aula, todos os dias, com quatro, cinco ou seis alunos, merecedores desse qualificativo. Vocês querendo passar a todos, não só a esses seis a sua pedagogia. Que não está parada no tempo, é moderna... Em minha opinião; acredito, até moderna demais.

Esses seis alunos que levam o estudo a sério, contra a sua vontade, sendo nivelados por baixo, para não prejudicar ainda mais, a desinteressada maioria.

Queridos mestres, Vocês são partes de uma entidade, que desde o principio da humanidade, mesmo nos tempos mais incultos, onde a violência, não era moda, apenas meio de sobrevivência diante da tirania, vem formando discípulos e os transformando para que eles mais tarde transformem o mundo. Portanto, queridos mestres, não desistam da sua divina missão.

O ser humano é eterno, quando o seu trabalho permanece. Em sendo assim, cada um de vocês, será eterno no coração daqueles que contra a onda, contra a maré atual, buscam através dos seus ensinamentos, serem pessoas dignas. Dignas do seu saber de onde vem a luz que os permitirá amanhã, estar fazendo, nas profissões na qual se destacarem, o bem para todos e também para esses que hoje, acham legal maltrata-los.

A todos que hoje aqui estão, gostaria de dedicar uma poesia feita, com a minha modesta ajuda, a partir do pensamento de uma educadora, que acredito e espero, esteja hoje  nesta seleta platéia. A professora Daniela da Escola Municipal Carlos Roberto Dias.


O EDUCADOR

De tudo que o criador
Colocou a serviço do mundo
O que torna mais edificante
O papel do ser humano na terra
É a missão do educador

Essa; de todas,  a mais importante...
Pois quem, a criança, ao jovem;
E ao adulto oferece
A força do seu saber
Faz da esperança uma prece
Que semeia com amor
Para enfim ver vicejar a Paz
Nos campos do senhor

Bendito é o educador
Que com suas ações relevantes
Mostra que a educação
De fato!
É a chave para novos horizontes

(Do Livreto: Os Poetas da Eja)



A PARTICIPAÇÃO DA CASA DO POETA BRASILEIRO DE PRAIA GRANDE, ATRAVÉS DO SEU PRESIDENTE CELSO CORRÊA DE FREITAS, DA SUA VICE-PRESIDENTE ELZA BATALHA E SEU ESPOSO JARES, NA FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DO POLO 5-RECREACIONISTAS, DENTRO DA SEMANA DA EDUCAÇÃO EM PRAIA GRANDE(ESCOLA Isabel Figueiroa Brefere), MUITO ENGRANDECEU ESTA ENTIDADE E PELA OPORTUNIDADE LHES SOMOS GRATOS.
 

Posted by Casa do Poeta at 2:22 PM BRST
Updated: Monday, 23 July 2007 2:27 PM BRST
Post Comment | Permalink

View Latest Entries